Notícias

E-curso gratuito sobre CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua)

Os professores do ensino básico, e todos os outros interessados, têm ao seu dispor um curso em modalidade de e-learning, inteiramente gratuito, no site do projeto europeu CLIL for CHILDREN (financiado pelo programa Erasmus+), do qual o Instituto Politécnico de Castelo Branco – CILCE é parceiro.

Aceda a http://www.clil4children.eu/ecourses/ e inscreva-se.

*************************************************************************************************************

Conferência internacional final do projeto CLIL for CHILDREN

Conferência CLIL em Junho 2018

***********************************************************************************************************

Em resultado da progressiva internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES), há novas competências e capacidades que todo o docente do ensino superior precisa de desenvolver para melhor responder às necessidades dos alunos nacionais e estrangeiros nas suas aulas, nomeadamente: (1) desenvolvimento de estratégias apropriadas de ensino e aprendizagem bilingue ou multilingue; (2) aperfeiçoamento do ensino por meio do inglês ou outra língua de comunicação; (3) desenvolvimento da competência comunicativa intercultural; (4) e estratégias eficazes e justas de avaliação.

O CILCE disponibiliza todos os semestre um curso de 10 horas de contacto de formação de formadores em CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua), totalmente lecionado em inglês, que pode ajudar à qualificação do corpo docente. Contacte o secretariado do CILCE para mais informação.

 

************************************************************************************************************

Ocorreu na ESE, no dia 21 de abril de 2018, o seminário nacional do projeto CLIL for Children (C4C), dedicado à aprendizagem integrada de conteúdo e língua estrangeira / ensino bilingue, desde o ensino básico ao ensino superior,  que contou com a presença de cerca de 100 participantes  de Portugal e de Espanha.

O projeto CLIL for Children (C4C): O objetivo do projeto C4C é apoiar o desenvolvimento profissional dos professores por meio de um programa de formação para utilizar a abordagem CLIL. Para esse efeito, o projeto desenvolveu uma coleção de publicações digitais, recursos didáticos CLIL, planos de aula para ensino de Inglês e Estudo do Meio (Ciências e Geografia) e Matemática, uma oficina de formação presencial (acreditada pelo CCFC) e um curso em linha, à distância, sobre metodologia CLIL no ensino básico (1º e 2º ciclos).

No presente seminário, o enfoque do projeto C4C nos 1º e 2º ciclos foi alargado a outros níveis de ensino, onde se torna urgente debater experiências em curso ou recentes no âmbito da abordagem CLIL, em Portugal, com particular enfoque na região de implantação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a região da Beira Interior. Neste sentido, e no intuito de recolher experiências de campo e de investigação relevante, existiu a associação a três outros Institutos Politécnicos (da Guarda, Portalegre, Porto-ISCAP), ao centro de investigação CETAPS (Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto) – linha de investigação ‘Working CLIL’ –, com a ReCLes.pt (Associação em Rede de Centros de Línguas no Ensino Superior) e à Universidad de Extremadura, em Espanha.